sábado, 10 de janeiro de 2009

A corrida na mídia pernambucana

Em Pernambuco, são raros os momentos em que os jornais ou a programação local das redes de televisão reportam a atividade dos corredores locais. As centenas (!) de atletas amadores que podem ser vistos enchendo nossas praças e orlas e que participam de provas com freqüência mais que mensal não chegam a despertar a mídia televisionada ou mesmo a impressa. Via de regra, apenas as competições com maior público e das quais participam corredores profissionais de destaque nacional chegam a ser informadas ao grande público. Ou seja , em Recife, basicamente, a Meia Maratona do Sesi, a Corrida das Pontes e a Duque de Caxias. Quando muito, sai uma notinha de um parágrafo no caderno de esportes sobre os resultados que o Ubiratan dos Santos alcançou em provas fora do estado.

É uma pena. Um esporte de fácil acesso para tantas pessoas poderia (deveria) ser mais estimulado e os resultados, sob vários aspectos, seriam muito interessantes.

Aqui segue o link para uma rara exceção:

http://jc.uol.com.br/2009/01/09/not_189175.php

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Márcio,

Em São Paulo não é diferente, temos corridas todos os finais de semana, algumas com 10.000 corredores, e nenhuma linha na imprensa. A USP aos sábados é inundada por equipes de corrida e de ciclismo para treinos, e no entanto também nada na imprensa. Como a imprensa é empresa privada, seu interesse é somente o lucro. Quem sabe um dia muda.

Abraço

Anônimo disse...

Verdade dolorosa essa, Márcio!!!O esporte que é tão saudável e tiraria tanta gente das drogas e da marginalidade, não é nem um pouco apreciado pela mídia.Uma corrida dessa de 63km era pra sair em vários jornais, inclusive com entrevistas, etc.Vamos aos pouquinhos tentar mudar esse panorama, né?

Anônimo disse...

Pois é... E sendo potenciais objetivos dessa cobertura a educação e a saúde, bem que a TVE ou TVU poderiam fazê-la, não é mesmo?