sábado, 26 de julho de 2008

Um pouco de história...

Este não é um blog pessoal, mas este post é uma exceção, permitida para descrever os eventos que resultaram na formação deste grupo.

Outubro de 2006. Chamada para as Olimpíadas internas na instituição em que trabalho. Que tal correr? Afinal de contas, entre os amigos do futebol semanal nunca fui lembrado pela habilidade com a redonda, mas, eventualmente, pela velocidade com que chegava a ela. Anunciaram uma prova de 5 km e achei possível me preparar em 45 dias.

Soube, anos antes, que alguns colegas de trabalho eram maratonistas (Paulo e Walter, culpados?). Nunca imaginei que pessoas no meu convívio pudessem ter essa capacidade. Isto me impressionou muito, pois fui praticante de trilhas por alguns anos e sabia do esforço envolvido em percorrer grandes distâncias, ainda que andando e por não mais que 20 km. A distância de uma maratona, 42 km, correndo, parecia-me coisa do outro mundo e os maratonistas, estranhos aliens. A minha impressão não mudou muito com o tempo, a não ser pelos aliens, que agora parecem menos estranhos e mais numerosos.

As primeiras voltas no Parque da Jaqueira foram andando, mas rapidamente me dispus a correr o primeiro quilômetro. Fred e Willams (outros culpados?) eram a inspiração nessas primeiras experiências. Em menos de 30 dias já corria os 5 km, mas o treino puxado e sem qualquer conhecimento técnico cobraram seu preço: corri a prova machucado e, ainda assim, concluí num feliz e honroso 9º lugar. Tanto que me prometi treinar todo o ano seguinte para participar em melhores condições.

A empolgação não foi além de janeiro, em razão do início do meu doutorado. Dia 2 de dezembro de 2007, nova edição das Olimpíadas internas e eu, sem condições de treinar, participei da corrida mais empolgado que preparado. Ao final da corrida, Willams propôs ficarmos nos encontrando como forma de manter o compromisso com a corrida. Idéia bem-vinda, ampliei-a, convidando outros colegas potenciais interessados.

O primeiro encontro ocorreu na Jaqueira em 08/12/2007 e reuniu: Willams, Pedro, Nanci e eu. Vários outros amigos já participaram de nossos encontros, sendo os mais assíduos: Willams, Walter, Eduardo e eu.

5 comentários:

Ésio Cursino disse...

Márcio
Acabei de escrever o meu projeto para 2009. Agora sobre a historia do seu grupo vejo que a sua historia é parecida com a minha umano depois. Será que posso participar desse grupo ou que orientação você me daria. Meu e-mail é esiocursino@gmail.com
Agradeço
Ésio Cursino

Márcio Santana disse...

Opa, Ésio, como vai?
Seja bem-vindo! No que eu puder ajudar, pode contar. Antes de mais nada, parabéns pela rápida evolução em apenas 4 meses. Com este tempo de corrida, meu volume (km) semanal era bem menor, em torno de 25-30 km.
Até o ano passado , o Tô Correndo estava propondo percursos aos sábados em torno de 13 km, muitas vezes com a possibilidade de cumprir distâncias parciais (6 a 9km), justamente para estimular aqueles que ainda não corriam quilometragens um pouco maiores. Este início de ano, no entanto, em razão da preparação para a Maratona de Porto Alegre, os treinos de sábado estarão, de fato, mais longos. Ainda assim, para alguns deles, há a possibilidade de fazer distâncias parciais.
Vou checar a programação de treinamentos e te mando por e-mail para que possamos nos encontrar, te apresentar ao grupo e trocar idéias, ok?
Saudações,
Márcio Santana

Manu abaixo de zero disse...

Estou querendo começar. Como poderiam me ajudar?
Isadora (isadora@amorimguerra.com.br)

Manu abaixo de zero disse...

Estou querendo começar. Como poderiam me ajudar?
Isadora (isadora@amorimguerra.com.br)

Márcio Santana disse...

Oi Isadora, obrigado pela visita. mandei resposta para o seu e-mail, ok?