domingo, 3 de agosto de 2008

Relativizando o desempenho

A WAVA - Associação Mundial de Atletas Veteranos (Agora World Master Athletics) desenvolveu um conjunto de tabelas graduadas por idade que, aplicados ao tempo de prova de um atleta numa determinada distância, permite calcular o tempo que o mesmo obteria se estivesse no auge do seu vigor físico, aí por volta dos vinte, trinta anos. Torna-se possível, assim, comparar o desempenho de atletas de idades diferentes numa mesma prova: quem chegou na frente não necessariamente teve o melhor desempenho.

Além disso, comparando o tempo corrigido do atleta com o recorde para sua idade e sexo, obtém-se o nível de desempenho do atleta, um percentual do recorde. Desta forma pode-se comparar o desempenho de atletas independentemente de idade e sexo. Dependendo do seu nível de desempenho, um atleta pode ser considerado de nível local, regional, nacional ou mundial.

Muitas competições (USA) estão utilizando, para premiação, além das tradicionais faixas etárias, o critério de graduação por idade. Uma vantagem deste critério é evitar o problema, principalmente em eventos com poucos participantes, de ter mais troféus para distribuir do que concorrentes na respectiva categoria, o que torna o evento dispendioso para o organizador e sem muito significado para o atleta.

Estas informações encontrei no site da
Calendário Amigável. Clique na calculadora para conhecer seu nível de desempenho.

Nenhum comentário: