quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Correr gripado?

Vira e mexe, algum amigo de corrida pega uma gripe... O que fazer? Treinar ou aguardar a gripe passar? O Renato Dutra (da Veja Online) dá a dica:

“Alguns estudos têm demonstrado que correr bem leve ou caminhar por um período de até trinta minutos reforça o sistema imunológico e que as corridas e outras atividades mais intensas e prolongadas exercem o efeito contrário, isto é, debilitam o sistema imune.

Além disso, se o organismo estiver muito debilitado, com febre, mal estar, etc. então é melhor repousar completamente até que o indivíduo se restabeleça.”

Outra informação interessante é quanto aos efeitos da vacina contra a gripe: ela, por si só, já debilita o sistema imunológico. A realização de exercícios mais puxados intensificarão ainda mais essa debilidade.

2 comentários:

Ésio Cursino disse...

No meu ponto de vista, o corredor que cumpre todos os mandamentos: alimentação, hidratação, corrida e repouso, de uma forma equilibrada, dificilmente era para adoecer, mas se ficar resfriado a minha opinião é de ficar de repouso total por aproximadamente 3 dias e alimentação e hidratação. Outra situação muito comum não é o resfriado e sim a alergia. É complicado porque trm que descobrir o que provoca a alergia e o tratamento mais eficaz é evitar a causa.
Ésio Cursino

Anônimo disse...

POis é, Ésio, desses quatro mandamentos que listou, vez por outra peco no último... E aí, gripe na certa... Até que melhorou bastante, mas de vez em quando ainda caio nessa armadilha.