segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Corrida na praia


No último sábado a corrida em Boa Viagem foi em boa parte na areia da praia. Experimentamos a novidade e achamos bem interessante. Fui buscar informações sobre a corrida na areia e aí vai um resumo...

A corrida na areia da praia cansa muito mais, portanto vá devagar. É um dos melhores trabalhos de condicionamento e fortalecimento muscular: trabalha toda a musculatura envolvida no gesto motor da corrida, como os posteriores de coxa, panturrilha, tibial anterior, musculaturas estabilizadoras (abdominal e dorsal) e fortalece tornozelos e articulações. Além disso, requer mais energia, consumindo 1,6 mais calorias do que a corrida feita em asfalto, ou seja, emagrece mais.

Roupas e acessórios: na praia, o reflexo dos raios solares na areia proporciona uma maior exposição ao sol: protetor solar, boné ou viseira e óculos escuros são itens indispensáveis.
Aquecimento e Alongamento: como a exigência é maior, a necessidade de aquecer e alongar a musculatura também aumenta. Antes e depois do treino.

Inclinações: a inclinação da praia pode inviabilizar a corrida ou, pelo menos, não recomendá-la, porque podem causar lesões. Lesões no joelho são as mais comuns nos atletas que realizam treinos em terrenos inclinados. Se não houver opção de uma praia plana ou quase, é melhor esquecer os treinos na areia, pois os malefícios serão maiores que os benefícios.

Hidratação: apesar da brisa do mar, você não terá sombras. Nota do autor do Blog: lembre-se que a sensação de sede indica que você já está desidratado, portanto, não descuide da hidratação. Hidrate-se bem antes de correr ou mesmo durante se achar necessário. Após a corrida, que tal uma água de coco para repor os sais perdidos?

Horário: horários com mais banhistas não são indicados: você precisa ficar desviando deles e de seus pertences enquanto corre. Entre 10 e 16h, o forte calor compromete o rendimento e aumenta o cansaço, além de haver risco de insolação, mesmo com proteção solar e hidratação adequadas. Além disso, a maresia favorece o ressecamento da pele, que fica mais sensível.

Tênis: o ideal é não correr descalço. Na areia fofa não há contra-indicação. Já na areia batida, o amortecimento é menor e aumenta a chance de inflamação e problemas como a tendinite, principalmente na planta do pé, bem como da sobrecarga nos joelhos e articulações. Na areia batida, use um tênis com amortecimento e meia, em razão da entrada de areia no calçado. Caso opte por correr descalço, cuidado com pedras, conchas, cacos de vidro, latas de alumínio ou quaisquer objetos cortantes deixados pelos banhistas nas praias: prefira o período da manhã quando geralmente a limpeza das praias é feita.

Areia fofa ou batida: você pode alternar entre areia fofa e batida e fazer um excelente trabalho de base com direito a ganho de força e estabilidade para começar seu ano correndo bem:

- na areia batida, o impacto é menor que no asfalto, diminuindo o stress nas articulações e evitando lesões, o que é muito bom para o inicio de temporada.

- na areia fofa, a absorção do impacto reduz a chance de processos inflamatórios. Porém, aumenta o risco de entorses, já que o terreno tem menos estabilidade. Nela, o trabalho é de força, servindo a areia como uma resistência extra a ser vencida. É excelente indicação para trabalhos de recuperação e propriocepção (percepção do próprio corpo). A corrida em areia fofa é muito mais eficiente para trabalhar o fortalecimento de músculos inferiores e do joelho do que um trote em terrenos duros. Mas não faça isso sem orientação técnica, pois as articulações são bastante exigidas.

Adaptado de:
(http://www.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Correr+na+praia+quebra+a+monotonia+do+treino.mv e http://www.revistacontrarelogio.com.br/materias/?Os%20efeitos%20da%20corrida%20na%20praia.355)

2 comentários:

Edna Vieira de Oliveira disse...

Estou ainda mais animada a correr lhe as orientações gostei muito,faz pouco tempo que resolvi correr na areia da praia continuarei sabendo que foi uma otima opção prara melhorar meu fisico.

Edna Vieira de Oliveira disse...

Estou ainda mais animada em correr eu lhi as orientações, gostei muito, faz pouco tempo que resolvi correr na areia da praia, continuarei sabendo que foi uma ótima opção para melhorar meu fisico.