terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Entrevista com Ana Tereza


Finalmente aparece por aqui a Ana, nossa Rosa Mota das Olimpíadas Internas, campeã que foi das três primeiras edições da corrida (2005/06/07). Ana é atleta por convicção e, além da corrida, pratica o vôlei e o futebol de salão.


Ficha do corredor


Nome completo: Ana Tereza Ventura Coelho

Nome de guerra: Ana

Natural de: Recife

Data de nascimento: 18/02/1970

Local de treino habitual: Parque da Jaqueira

Freqüência semanal: 6 vezes.

Quilometragem semanal: 56 km (10 km a cada 5 dias e 6 km no final de semana).

Currículo: Fiz atletismo na época de colégio. Corria os 400m rasos.
Voltei a correr em 2005.


Entrevista


Quando você começou a correr e como isto aconteceu? Fiz atletismo no colégio São Luiz na época do científico ...rsrsrrs faz alguns anos. Depois voltei a correr na jaqueira em 2005, intercalando corrida e caminhada. Hoje corro 10 km todos os dias (segunda à sexta) e nos finais de semana descanso apenas caminhando 6km ou no sábado ou no domingo.

Qual sua motivação para correr? Correr para mim é uma terapia. Retornei quando meu pai adoecei e era minha fuga. Gosto de levar o ipod e gravo as minhas músicas favoritas e perco o tempo que estou lá...é um paraíso.

Fale um pouco sobre o equipamento que você utiliza para correr. Gosto bastante dos tênis da Mizuno. Para mim, são os melhores. Antigamente não me preocupava com equipamento certo; hoje em dia vejo o quanto isto é importante. Também gosto de correr com os calções apropriados para corrida. Hoje em dia não são apenas os masculinos, já existem cortes para a ala feminina. Não deixo de correr com top... dá firmeza e segurança durante o percurso.

Prefere provas de quantos km? 10 km

Qual sua prova predileta? Corrida das Pontes, além de belo o percurso (nossa cidade é linda), é bem organizada com pontos de água.

Qual é sua estratégia para as provas? Começo normalmente tentando acostumar à respiração e depois do 5o km que já estou no patamar de equilíbrio é que começo a tentar apertar. Mas sempre deixo o último fôlego para o sprint final... é o importante em toda prova.

Qual sua meta atual? Para o próximo ano vou começar a correr 15km até o meio do ano...pretendo ir ano que vem a São Silvestre.

Qual foi o seu melhor momento da vida de corredor? Quando terminei a corrida das pontes em uma boa colocação perante a equipe que eu estava indo (Country Club).

E o pior? Graças a Deus não existiu....é uma diversão muito boa, e sempre tiro o lado bom de tudo que acontece.

Deixe uma mensagem para quem quer começar a correr.
Para quem quer começar a correr, não desanime. Intercale a caminhada com a corrida que aos poucos você conseguirá apenas correr. É uma forma de terapia, mas lembre-se sempre de que a persistência é a chave para o sucesso!

Última(s) entrevista(s):
João Carlos Carlini
Adriana Dubeux
Paulo Paulada

8 comentários:

simplifique disse...

Mais um belo post.
Pelo o que entendi, ela faz 5 treinos de 10k e um de 6. Mas, sem longos, intervalados e outras coisas mais.
E funciona, não?

Anônimo disse...

Caro Márcio,


Parabéns pelo post, excelente.
Tomei a liberdade de fazer um link do seu blog no meu, tudo bem?

Abraço

Márcio Santana disse...

André:

É isso aí, a rotina de treinos dela é essa, ao que me consta, sem muita especificidade. Quanto a se funciona ou nÃo, é melhor que ela responda, pois cada um treina com objetivos próprios e acho que ela está mais voltada para a qualidade de vida que para competições. Vou repassar seu comentário para ela.

Walter:
Fique à vontade para divulgar o Tô Correndo em seu blog, para nós é uma honra que já agradeço. Não tenho feito a mesma gentileza a alguns amigos blogueiros pois o Tô Correndo não é, a princípio, um blog pessoal, mas de um grupo aqui em Recife. Tenho divulgado apenas blogs de corredores pernambucanos para tentar buscar uma maior empatia com o leitor (local). Estou pensando em rever isto, pois tem sido cada vez mais difícil separar o lado "autoral" na redação, risos.

Jorge Cerqueira disse...

Parabéns a Ana e parabéns a vc Marcio por abrir o seu espaço aqui para que outros atletas podem ser conhecidos é isso ae praticar 3 esportes diferentes não é mole não.
Bom domingo camarada.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA

Márcio Santana disse...

A idéia é essa Jorge, prestigiar estes "heróis" anônimos que saem de madrugada de casa (ou chegam mais tarde em) para disciplinadamente fazer suas corridas. Saudações,
Márcio

Anônimo disse...

Olá colegas,
realmente o blog de Márcio ficou muito bom.
Não tive ainda oportunidade de ir correr com vcs no final de semana, mas vou tentar me programar.

André, qto a se funciona, é como Márcio falou...pratico a corrida não para melhorar tempo, sei que se for para melhorar temos que fazer treinos intercalados de tiros de 100 ou 200m e treinos longos como o meu. Corro para manter meu colesterol em dia sem precisar de remédio e isto funciona muito bem, pois meu hdl é bem alto, em torno de 80.
Gosto mesmo é de curtir a jaqueira e o meu sonzinho no ipod rsrsrs, Ivete, Geraldinho...e corrida de rua aprecio mais as pontes. Mas se vc quer melhor tempo, leia a O2 e a runner's dão dicas de treinos e nutrição ótimas.

Abçs
Ana

Unknown disse...

Márcio

Obrigado pela visita. Em relação as tartarugas, deixa-me dizer o seguinte, sou mais como uma tartaruga turbinada, umas vezes corre bem outras vezes não

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.