
Ficha do corredor
Nome completo: Ana Tereza Ventura Coelho
Nome de guerra: Ana
Natural de: Recife
Data de nascimento: 18/02/1970
Local de treino habitual: Parque da Jaqueira
Freqüência semanal: 6 vezes.
Quilometragem semanal: 56 km (10 km a cada 5 dias e 6 km no final de semana).
Currículo: Fiz atletismo na época de colégio. Corria os 400m rasos.
Voltei a correr em 2005.
Entrevista
Quando você começou a correr e como isto aconteceu? Fiz atletismo no colégio São Luiz na época do científico ...rsrsrrs faz alguns anos. Depois voltei a correr na jaqueira em 2005, intercalando corrida e caminhada. Hoje corro 10 km todos os dias (segunda à sexta) e nos finais de semana descanso apenas caminhando 6km ou no sábado ou no domingo.
Qual sua motivação para correr? Correr para mim é uma terapia. Retornei quando meu pai adoecei e era minha fuga. Gosto de levar o ipod e gravo as minhas músicas favoritas e perco o tempo que estou lá...é um paraíso.
Fale um pouco sobre o equipamento que você utiliza para correr. Gosto bastante dos tênis da Mizuno. Para mim, são os melhores. Antigamente não me preocupava com equipamento certo; hoje em dia vejo o quanto isto é importante. Também gosto de correr com os calções apropriados para corrida. Hoje em dia não são apenas os masculinos, já existem cortes para a ala feminina. Não deixo de correr com top... dá firmeza e segurança durante o percurso.
Prefere provas de quantos km? 10 km
Qual sua prova predileta? Corrida das Pontes, além de belo o percurso (nossa cidade é linda), é bem organizada com pontos de água.
Qual é sua estratégia para as provas? Começo normalmente tentando acostumar à respiração e depois do 5o km que já estou no patamar de equilíbrio é que começo a tentar apertar. Mas sempre deixo o último fôlego para o sprint final... é o importante em toda prova.
Qual sua meta atual? Para o próximo ano vou começar a correr 15km até o meio do ano...pretendo ir ano que vem a São Silvestre.
Qual foi o seu melhor momento da vida de corredor? Quando terminei a corrida das pontes em uma boa colocação perante a equipe que eu estava indo (Country Club).
E o pior? Graças a Deus não existiu....é uma diversão muito boa, e sempre tiro o lado bom de tudo que acontece.
Deixe uma mensagem para quem quer começar a correr.
Para quem quer começar a correr, não desanime. Intercale a caminhada com a corrida que aos poucos você conseguirá apenas correr. É uma forma de terapia, mas lembre-se sempre de que a persistência é a chave para o sucesso!
Última(s) entrevista(s):
João Carlos Carlini
Adriana Dubeux
Paulo Paulada
(clique para ampliar)
2) a excessiva ingestão de água. Em geral, os atletas são bastante alertados sobre a necessidade de hidratação. Contudo, a excessiva ingestão de água é considerada o fator contribuinte mais importante para o surgimento da hiponatremia. Estudos demonstraram que, mesmo com uma perda moderada de sódio durante o exercício, sua concentração ficou abaixo dos níveis normais em razão da ingestão excessiva de água, retida no organismo. Um artigo da Universidade de Harvard publicado no The New England Journal of Medicine afirma que cerca de 13% dos atletas que correram a Maratona de Boston em 2002 apresentaram quadro de hiponatremia por causa da hiperidratação.


Qual sua meta para 2009?
Primeiro ano de corrida. Passou rápido. Mais rápido que os muitos quilômetros percorridos. Vitórias, derrotas e, em todas elas, muito aprendizado e superação.




