domingo, 1 de março de 2009

Chá para corredores

Pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) demonstrou que o hábito de tomar um chá composto pela mistura de erva-doce, canela e semente de mostarda (em porções iguais) pode trazer inúmeros benefícios aos atletas de alta performance. Por possuir papel antioxidante e antiinflamatório, este chá permite:

- combater o envelhecimento gerado pelos radicais livres liberados durante o treinamento;
- reduzir, preventivamente, dores musculares, lesões e a sensação de desgaste físico; e
- reduzir a automedicação de antiinflamatórios e suplementos.

Mesmo não atletas podem obter benefícios: quaisquer processos inflamatórios (como uma simples dor de cabeça ou mesmo uma cólica) podem ser atenuados pelo hábito de beber este chá.



De sabor bastante agradável, o chá pode ser consumido como qualquer outro alimento. A dose diária recomendada é de uma colher de chá em uma xícara de água. Não há aumento dos benefícios com o aumento da dosagem.

Para preparar o chá, observe que a temperatura ideal da água é quando a mesma começa a ebulir. Aquecida a água, coloque-a na xícara e, em seguida, o sachê.

5 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Boa receita Márcio, vale a visita na loja de especiarias, especialmente se acompanhado de rapadura! E ai, preparado para POA??

Anônimo disse...

Olá, Márcio. Creio que a corrida da Farmácia Bompreço foi adiada para Maio. Caso sim, favor alterar no seu calendário acima também.

Carlos Gomes

Márcio Santana disse...

Ricardo: acho que não estarei preparado nunca, risos, mas continuo treinando...

Carlos: obrigado pela dica, vou tentar confirmar...

Stéphanie Perrone disse...

eu assisti a reportagem do globo repórter sobre esse chá. até anotei como preparar, assim que puder vou comprar os ingredientes e experimentar, vai que o negócio funciona mesmo, hehehe

e como vão os preparativos para Maratona de POA? dia 20 de março abrem as inscrições.

simplifique disse...

marcio,
otimo post !!!!
vou fazer o chá.