segunda-feira, 23 de março de 2009

Entrevista com Walter Brandão

Este mês a seção entrevista está destacando o Walter, campeão (2007) e vice (2008) das Olimpíadas Internas e que está no auge da forma para o seu próximo desafio. Confiram!


Ficha do corredor
Nome completo: Walter Brandão Júnior
Nome de guerra: Walter
Natural de: Recife
Data de nascimento: 02/11/68
Local de treino habitual: Calçadão de Boa Viagem
Freqüência semanal: 3 a 4 vezes
Quilometragem semanal: Depende do treinamento
Currículo: Maratona de Nova Iorque, Meia de Buenos Aires. No Brasil, as meias do Rio de Janeiro (3x), Recife, João Pessoa e Maceió, além de várias provas com quilometragem menor.

Entrevista
Quando você começou a correr e como isto aconteceu?
Primeiro, eu sempre gostei de andar e, naturalmente, de vez em quando, corria pequenos trechos, alternando com a caminhada. Mas o determinante para esta transição da caminhada para a corrida foi que, aí por volta de 2002, eu estava com pressão alta e precisando tomar remédio para controlá-la.
Bem, além disso, vi na corrida uma oportunidade de continuar me exercitando em uma atividade que guarda certa semelhança com a caminhada (praticada ao ar livre, barata e que oferece grande disponibilidade de horário), o que facilitou a opção pela corrida.

Qual sua motivação para correr?
Mais do que motivação, eu criei o hábito de correr. Acho que isso é fundamental. Então, hoje, eu sinto falta da corrida. Além disso, respondendo à pergunta, a motivação vem da vontade de continuar recebendo os benefícios e prazeres que a corrida proporciona, de se manter em forma, de viajar para outras cidades e conhecê-las correndo, etc. A lista seria enorme.

Fale um pouco sobre o equipamento que você utiliza para correr.
Eu uso o básico mesmo: camiseta e calção adequados para a corrida; boné, cronômetro e eventualmente o frequencimetro. E quanto ao tênis, prefiro os da Asics.

Prefere provas de quantos km?
Acho que cada prova (10, 21 ou 42 km) tem seu fascínio e sua dificuldade. Mas se tiver que escolher uma fico com as de 10 km, são mais confortáveis.

Qual sua prova predileta?
Não sei se tenho uma prova predileta, mas se você me perguntasse qual foi a prova que mais me impressionou e que eu recordo com mais carinho eu responderia sem nenhuma dúvida: Maratona de Nova York. Por quê? Por tudo que a prova envolve: mais de 40 mil participantes, o público (muita gente mesmo) nas ruas aplaudindo e incentivando, o percurso pelos cinco distritos da cidade, a possibilidade de ver, correndo, a heterogeneidade da cidade (bairro de judeus, negros, hispânicos...), a confraternização com corredores do mundo todo, e tudo mais que faz dessa prova a mais famosa das maratonas.

Qual é sua estratégia para as provas?
Não sei. Tô tentando encontrar uma ainda.

Qual sua meta atual?
Voltar a correr uma maratona, no caso, a de Porto Alegre em maio deste ano.

Qual foi o seu melhor momento da vida de corredor?
A atividade de correr é tão cheia de bons momentos que é díficil escolher um. Talvez a felicidade de concluir minha primeira prova de longa distãncia, a meia maratona do Rio em 2002.

E o pior?
Acho que foi o período de treinamento para a maratona de Nova York. Por inexperiência e desinformação, não me preparei adequadamente, então a fase de treino foi difícil e extenuante.

Deixe uma mensagem para quem quer começar a correr.
Eu acredito naquela frase "Esporte é vida". E a oportunidade que a corrida oferece aos seus praticantes de se exercitarem ao ar livre, de fazer amigos, de superação de limites, de melhorar a saúde e tantas outras coisas positivas são, a meu ver, uma forma de viver mais e melhor.

Última(s) entrevista(s):
Ana Tereza
João Carlos Carlini
Adriana Dubeux
Paulo Paulada

2 comentários:

Julio Cordeiro disse...

Márcio,
Parabéns pela excelente quadro das entrevistas.A escolha também foi muita boa.Pelos nossos treinamentos,vamos botar pra arrombar em Porto Alegre!!!
Abraços pros dois,
Júlio Cordeiro

LULA HOLANDA disse...

Valeu campeão!!! Márcio é isso ai vamos divulgar mesmo quem se supera.
Waltinho, fantático!!! meu amigo a experiência de fazer a maratona de New York - não foi facil, o frio forte quase não conseguiu concluir, tive muitas caimbra nas coxas, mas graças a Deus cheguei com 04:49 - novembro/2007.

LULA HOLANDA