quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Projeto POA 2009 (I)

Alguns amigos estão interessados em correr a Maratona de Porto Alegre (POA) em 2009. Como será a primeira experiência de muitos de nós, não há destino melhor indicado. É uma maratona quase plana e com clima frio, o que favorece a conclusão da prova e a obtenção de boas marcas pessoais.

Percurso e a altimetria da prova de 2008, retirados da revista contra-relógio.
(clique para ampliar)

Com a intenção de trocar informações e/ou de arregimentar interessados em partilhar das sessões de treinos, estamos apresentando o “Projeto POA 2009”.

Se você está interessado em correr a prova, há vários programas de treinamento disponíveis na Internet (podemos indicar), geralmente organizados em semanas. Há programas de 13, 15, 16 e até 18 semanas e a escolha do programa a seguir depende muito do quanto você está disposto a investir do seu tempo e da intensidade dos treinos que você realizará. Todos, porém, fazem algumas suposições:

- você já é um corredor, ou seja, já pratica a corrida há vários meses;
- você é capaz de correr 13 km, ainda que em ritmo lento, ao menos uma vez por semana;
- você é capaz de correr 10 km em 60 minutos ou melhor;
- você se sente confortável em treinar por, pelo menos, 4 a 5 horas por semana, em pelo menos 3 dias distintos.

Apesar de ser possível que você consiga fazer uma maratona seguindo algum desses programas sem preencher todos estes requisitos, espere até que ao menos seja capaz de completar a corrida longa. De outra forma, o programa será mais duro do que deveria ser.

Como a maratona de Porto Alegre já tem data confirmada (24/05/2009), os treinos específicos para a prova iniciarão em final de janeiro ou, no mais tardar, no início de fevereiro/2009. Ou seja, pelo menos 2 meses para preencher os requisitos e decidir sobre a participação na prova. Até lá, divulgaremos informações a respeito da preparação e da prova em si.

7 comentários:

simplifique disse...

Ótimo post. Agora, eu acho que para correr uma maratona já é necessário um acompanhamento mais intenso e participação de uma equipe de corridas é obrigatório.

Anônimo disse...

Márcio

Ainda não participei de uma maratona, mas em 2009 farei a minha primeira. Também tenho como objetivo fazer essa de POA e agora que já tenho a data farei a minha programação. No início do ano comecarei a fazer um trabalho mais específico visando a maratona.
Um grande abraço e bons treinos.

Anônimo disse...

A Maratona de POA é ótima. Foi nessa que fiz minha estréia na distância, esse ano de 2008. O percurso, o horário de largada, a organização, tudo conspira a favor de nós, iniciantes. Tomei a decisão de correr essa maratona em janeiro e em fevereiro iniciei meus treinos, que levei super a sério, possibilitando um resultado que me surpreendeu: 4h04m. Alguns amigos, assim como vocês, estão combinando novamente o percurso de Porto Alegre para 2009. Quem sabe eu corra também... Se não, provavelmente farei a do Rio de Janeiro, em junho. E vamos nós, com mais treinos e menos pastéis e broas, rsrrsrs. Beijo
Yara

Anônimo disse...

Márcio,não coloquei o resultado,mas chegamos na frente somente de D.Carminha e "pai".Não queria desistimulá-la.
Nos vemos hoje no corujão???

Stéphanie Perrone disse...

olá!

cheguei até o blog através de outros blogs. sou aqui de porto alegre. nunca corri a maratona, mas sempre faço a rústica de 10km que ocorre simultaneamente a maratona. a prova é tri boa, bem organizada, o clima ajuda (pelo menos eu que sou daqui acho, hehe), tudo é bom, vale a pena vir fazer.

abraço
Stéphanie
http://tephyperrone.blogspot.com

Ésio Cursino disse...

Márcio
Embora eu não consiga prencher nenhum dos criterios para correr uma Maratona daqui a 4,5 meses, não consigo parar de pensar. Gostaria de saber dessa planilha de 18 meses para que eu tente. Pelo vou ter um Plano de treino.
Ésio

Márcio Santana disse...

Ésio: acho que esta semana postarei algo sobre treinos de maratona e aí você poderá matar a curiosidade sobre o treino de 16 semanas (e não meses, como escreveu, risos).